Cirurgia do aparelho digestivo

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é um ramo da medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

No Brasil, este ramo surgiu como uma especialidade médica separada da Cirurgia Geral devido aos esforços do Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti (SP) em valorizar uma área importante da cirurgia que permanecia diluída em meio de uma área muito geral, o que dificultava ao estudioso da área distinguir-se daqueles de outras áreas.

O reconhecimento da especialidade pela Associação Médica Brasileira (AMB) foi um grande impulso no fortalecimento e agrupamento de vários especialistas da área, interessados nos estudos relativos ao esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado, vias biliares, intestinos delgado e grosso e órgãos anexos.

O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), fundado pelo Prof. Pinotti e outros associados em 1988, é a entidade nacional filiada à AMB que congrega estes especialistas e é a única credenciada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a emitir título de especialista em cirurgia digestiva.

Dr. Jéferson José Diel
E-mail: [email protected]